(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes
(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes

Vamos falar a respeito do câncer de pele

Câncer de pele é o tumor que se dá devido ao crescimento rápido e desordenado de células anormais na derme ou epiderme. Possui três principais tipos e é o câncer mais frequente no Brasil (em mulheres, o de mama fica em segundo lugar).

Carcinoma Basocelular (CBC)

Este é o tipo mais comum, normalmente caracterizado por um nódulo branco ou uma mancha escamosa marrom em áreas que estão expostas ao sol.

Carcinoma Espinocelular (CEC)

Segundo mais frequente, costumeiramente ocorre com a presença de células escamosas na camada mais superficial (epiderme).

Melanoma

O melanoma é o tipo mais raro e tem origem nas células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele.

(…)

Os sintomas mais comuns são pintas que aumentam de tamanho, coçam ou sangram e as que mudam de cor ou tem formato irregular. Além disto, existem tumores que podem ter aspecto de lesões (verrugas, nódulos sobrelevados/avermelhados e manchas mais ásperas) que devem ser sempre investigadas; especialmente se surgiram de repente, se demoram mais de um mês para cicatrizar e se apresentam aumento de tamanho ou sangramento.

O câncer de pele é diagnosticado através de uma biópsia da lesão. Após a coleta a amostra é encaminhada para avalição, onde é confirmado se se trata de um tumor maligno ou não.

Na maioria das vezes o diagnóstico é precoce e o principal tratamento consiste em cirurgia para retirada de lesão ou pinta. O cirurgião plástico a remove utilizando técnicas especializadas para preservar saúde e aparência.

(…)

Compreender que tratar o câncer de pele pode resultar em cicatrizes ou desfiguração também é muito difícil. O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta.

Sendo majoritariamente causado pela exposição solar, proteja muito bem a cicatriz e toda a área tratada dos raios Ultravioleta. Evite se expor ao sol enquanto estiver com o curativo e, quando for inevitável, procure usar barreiras físicas de proteção.

Previna-se

A principal medida de prevenção do câncer de pele é evitar exposição solar, desde a infância. Se controlada, ela é importante para manter a Vitamina D dentro de níveis adequados, mas nunca deve ser feita sem o uso de protetor solar, chapéus, bonés e óculos de sol.

Algumas pessoas correm mais risco (pele clara, exposição solar sem proteção ao longo da vida, muitas pintas). Mas mesmo para aquelas sem fatores de risco, recomenda-se exame dermatológico uma vez ao ano, para que seja feito diagnóstico precoce. Assim, é possível um melhor tratamento e maior chance de cura.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Agendamento!