Depois de qualquer procedimento cirúrgico (estético ou não), faz-se necessário um tempo para a recuperação do paciente – e é indispensável adotar uma série de cuidados.
Imediatamente após implantes de silicone é normal sentir que o tamanho dos seios está exagerado (naturalmente, os tecidos em recuperação permanecem inchados por algum tempo). Manchas e/ou dores podem ser de praxe, também.
Como são feitas incisões na região peitoral tanto externa quanto interna, onde as próteses são colocadas, o organismo acaba sendo submetido a um processo de recuperação importante. É comum as mamas apresentarem fisgadas, pontadas, ardência ou dormência.
O ideal é estar sempre em dia com as orientações médicas; o uso de medicamentos pode minimizar eventuais incômodos. Vale destacar que em raras ocasiões são registradas complicações graves, sobretudo se não seguidas tais recomendações.
Infecções: embora raras, podem causar quadros febris, vermelhidão e secreção. Pode haver, ainda, rejeição das próteses.
Para concluir, há técnicas cirúrgicas que tornam a ocorrência de dores um pouco mais comuns, como quando precisa-se utilizar próteses na posição submuscular. Mas estes casos são bem específicos.
De qualquer maneira, o uso do sutiã pós-cirúrgico e o repouso correto são fundamentais.