Você sabe o que é mentoplastia? É uma cirurgia que busca corrigir o posicionamento do queixo, proporcionando harmonia com a face. Sua importância se deve, entre outras coisas, porque trata de uma das principais regiões que definem o formato do rosto, tendo função estética e funcional. Quando precedida de análise adequada por um bom cirurgião plástico, pode proporcionar uma mudança significativa na vida do paciente, aumentando até mesmo a autoestima e a qualidade de vida.
Do ponto de vista funcional, corrige dificuldades na mastigação e pode auxiliar no tratamento da apneia, por exemplo. Esteticamente, age em casos de aspectos proeminentes (macrogenia), deficientes (microgenia) ou até mesmo assimétricos.
Via de regra, a idade mínima para a correção é a de 17 anos. Nos casos em que a deformidade é devido a trauma ou malformações congênitas, este prazo pode ser abreviado (de acordo com a avaliação profissional).
Para realizar a cirurgia, é preciso observar fatores como a forma e o contorno da mandíbula e a assimetria no rosto do paciente, entre outras condições que indicam se o mento (queixo) se encontra projetado ou retraído, descobrindo o tipo de deformidade.
O procedimento costuma ser simples e rápido e pode ser realizado através de cortes internos na boca, sem causar cicatrizes externas. A anestesia local é indicada dependendo do tempo da intervenção e da condição psicológica do paciente.