A miniabdominoplastia é uma técnica que corrige flacidez, excesso de pele e gordura da parte inferior do abdômen, abaixo do umbigo; na maioria das vezes indicada para pacientes de pele clara, fina e com facilidade de ter estrias (ou seja, com elasticidade bastante prejudicada). Não é sinônimo de “minicicatriz” pois, conforme explicado anteriormente, trata-se de um procedimento que cuida somente da região onde ocorre maior descolamento (enquanto a abdominoplastia objetiva retirar o excesso de pele e reforçar a parede abdominal acima e abaixo do umbigo; a mini é realizada em uma área menor; não no abdômen total).
Pode ser realizada sob anestesia geral ou peridural (ou ambas, concomitantemente), durando em média duas horas.
É recomendado repouso por quatro a seis semanas. As atividades físicas mais intensas são liberadas após dois/três meses, sendo que em um mês (em média), exercícios físicos em geral podem ser praticados. No mínimo, 20 sessões de drenagem linfática manual em dias intercalados, com início cerca de três/cinco dias após a intervenção, também são muito indicadas.
Lembrando que o resultado das cirurgias plásticas varia de acordo com cada paciente e organismo. Siga as orientações do seu médico.