(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes
(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes

Os adolescentes e as cirurgias plásticas

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), houve um aumento significativo no número de intervenções entre adolescentes de 13 a 18 anos, ultimamente.

A adolescência é uma fase caracterizada por inúmeras transformações, tanto no aspecto orgânico como no psicossocial. O fato é que a distorção do corpo ideal, massificada pelos meios de comunicação (já falamos sobre este assunto), fez com que a cirurgia plástica se tornasse uma “solução”; um “objetivo a ser alcançado”.

A maioria destes jovens passa por experiências evolutivas que incluem a aceitação de seu corpo, o estabelecimento de novas amizades com pessoas da mesma idade e a inserção e aceitação no seu grupo. E estes fatores podem influenciar na vontade deles…

Os riscos são, via de regra, os mesmos de qualquer outro procedimento. O que pode ser diferente é a chance de frustração por expectativas (não realistas) causada pela personalidade ainda em formação.

O que deve ser levado em conta, no entanto, é que a cirurgia plástica, mesmo que simples, configura uma mudança no corpo. Logo, deve ser discutida pelo pediatra (dependendo da idade), pelo cirurgião plástico e, se for o caso, por um psicólogo.

O objetivo é obter um julgamento cirúrgico adequado, devendo ser valorizados aspectos como idade ideal para correção, inserção social, estabilidade emocional, higidez física, autoestima e autoimagem.

A recomendação geral é aguardar até os 18 anos, para que haja um amadurecimento maior do paciente e do desejo pela cirurgia plástica. Adolescentes podem se submeter a ela no momento em que há total compreensão dos riscos e maturidade para encarar as fases do procedimento, porque a preparação e o pós-operatório exigem disciplina e responsabilidade.

Algumas orientações:

– tratamento de acne pode envolver laser ou peelings químicos
– Botox e preenchedores: apenas se houver indicação médica não-estética
– mamoplastia de aumento: acima de 18 anos de idade
– mamoplastia redutora e uso de implantes para correção de assimetrias:
após esclarecimentos aos responsáveis
– ginecomastia e otoplastia podem ser realizadas
– rinoplastia em casos excepcionais (mulheres entre 15 e 17 anos e
homens entre 17 e 19).
– lipoaspiração deve ser evitada (troque por reeducação alimentar)
– procure um cirurgião plástico para mais esclarecimentos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Agendamento!