(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes
(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes

O que são os mamilos invertidos? Como tratá-los?

O mamilo invertido, também chamado de retraído, consiste numa situação em que ele está voltado para dentro, o que pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres.

Algumas pessoas nascem com mamilos invertidos e outras os desenvolvem. Alguns apenas se invertem algumas vezes e podem se reverter após mudanças de temperatura ou estimulação. Outros são consequência de condições médicas como mastite, abscesso sob a aréola e câncer de mama, por exemplo.

É importante que sejam feitos exames para verificar o grau de inversão e a possível causa relacionada para, assim, ser avaliada a necessidade de tratamento específico. Existem três graus:

Grau 1: pode-se facilmente “retirar” o mamilo e manter a projeção dele
Grau 2: a pessoa pode puxar o mamilo para fora, mas não tão facilmente. E ele tende a se retrair
Grau 3: ao ser “pressionado para fora”, o mamilo imediatamente se retrai

Na maioria dos casos não é necessário iniciar qualquer tratamento. No entanto, alguns procedimentos estéticos podem ser indicados pelo médico para que a pessoa se sinta mais confortável (no grau 3 pode ser recomendada a realização de cirurgia, principalmente para as mulheres que desejam engravidar e realizar a amamentação normalmente; a intervenção é capaz de promover a saída do mamilo ao mesmo tempo em que mantém a sensibilidade dos seios).

Na maior parte das vezes, ainda, ter um mamilo retraído não afeta a qualidade de vida. Além do mais, se a ocorrência é natural ela não aumenta o risco de complicações de saúde.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Agendamento!