(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes
(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes

Ninfoplastia (ou cirurgia íntima), o que é?

A ninfoplastia, também conhecida como cirurgia íntima, é um procedimento realizado na genitália externa feminina com objetivo de diminuir o tamanho, corrigir assimetrias ou frouxidões; feito principalmente em casos de incômodo estético ou, até mesmo, quando há dor durante a relação sexual.

Quando indicada, pode alterar o tamanho e formato dos pequenos e dos grandes lábios (em casos mais raros, uma dificuldade em higienizar a região acaba provocando acúmulo de secreções e urina, levando à infecções constantes).

Esta cirurgia é relativamente rápida, durando cerca de uma hora, E, geralmente, a mulher recebe alta médica assim que o efeito da anestesia acaba.

Inicialmente é feita a aplicação de anestesia (a mais comum é a local com sedação). Em seguida, é retirada a pele em excesso com a ajuda de um bisturi. Por fim, a borda é costurada com fio absorvível – que não precisa ser retirado posteriormente.

A cicatriz é praticamente imperceptível, visto que o cirurgião faz a costura de forma que a mesma fica escondida. Até os seis meses é possível perceber uma leve marquinha; porém, após este período, ocorre a recuperação completa.

O ideal é que a mulher não menstrue logo após a cirurgia, o que pode dificultar medidas pós-operatórias como a colocação de compressas frias, por exemplo. Portanto, o período recomendado para realização da cirurgia é logo após o final da última menstruação.

O período de recuperação pode causar algum desconforto e, por isto, é muito importante seguir todas as recomendações do médico e evitar esforços físicos, incluindo não ir trabalhar nos primeiros 10 a 15 dias.

A curto prazo, por conta da reação inflamatória, ocorre uma mudança na sensibilidade. Mas, após um tempo, tudo se normaliza (para voltar a ter relações sexuais, normalmente é preciso estar sem os pontos: 30 a 45 dias).

É possível retomar a prática de exercícios físicos três semanas após a cirurgia. Porém, indica-se evitar os que pressionem a região operada, como a bicicleta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Agendamento!