(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes
(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes

Frio – Controle correto da alimentação

Quando cai a temperatura, nosso organismo tende a buscar alimentos mais calóricos e gordurosos e, se não tomarmos cuidado, corremos o risco de exagerar e ganhar alguns quilinhos.

A necessidade de repor água é menor do que no calor e, por isto, reduzimos o consumo de sucos, frutas e saladas (mais leves) e preferimos alimentos quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo; além de buscarmos conforto.

A boa notícia é que é possível aliar o aconchego que buscamos à boa forma!

Substituir a salada do jantar pela sopa é uma ótima alternativa para nutrir e aquecer o corpo. Uma sopa balanceada deve ter uma porção de proteína magra (peito de frango ou músculo) e legumes (abobrinha, berinjela, chuchu, alho-poró, couve-flor, brócolis, abóbora e cenoura).

A melhor forma de aquecer o corpo sem calorias (e sem culpa!) é beber chá. Há uma variedade, escolha o que lhe agradar.

O gengibre e a canela são termogênicos: elevam a temperatura corporal e promovem maior gasto energético ao serem processados. Coloque gengibre ralado ou picado no leite, no chá e nas sopas e polvilhe canela nas frutas assadas e no iogurte.

Está ansioso (a) demais e não consegue controlar a fome? Misture duas colheres (chá) dos seguintes ingredientes: farelo de soja, farelo de aveia, gelatina em pó incolor e sem sabor, semente de chia, linhaça dourada e farinha de maracujá. Triture e consuma com frutas ou iogurte pelo menos duas horas antes do horário que costuma sentir mais fome.

Para o chocolate quente, substitua o achocolatado por cacau em pó, o leite integral pelo semidesnatado e use adoçante . Mas tome apenas uma xícara e, de preferência, no café da manhã (quando sobra bastante tempo para queimar calorias). Prefira o chocolate meio amargo e modere na quantidade quando der aquela vontade de comer uma sobremesa.

Pipoca? Sempre com o mínimo de óleo (evite a de micro-ondas).

Com a nutricionista Jussara Prado

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Agendamento!