A falta de conhecimento sobre a melhor idade para realizar uma cirurgia plástica é fator que afasta muitas pessoas de procedimentos que podem corrigir problemas de saúde, colaborar para a autoestima e trazer qualidade de vida. Há que se notar, para começo de conversa, se o procedimento é necessário ou estético.
A realização de plástica de caráter reparador (necessário) não demanda idade mínima. Por exemplo, para a reparação de lábio leporino ela pode ser feita em bebês a partir dos três meses. Outros casos envolvem as de reconstrução.
Quando falamos em procedimentos com objetivos estéticos, a resposta é “depende”. É necessário respeitar o desenvolvimento natural do corpo para que as estruturas não sejam afetadas. A mamoplastia, por exemplo, é recomendada somente após o desenvolvimento completo das mamas.
Tudo varia de pessoa para pessoa.
E quando os procedimentos tiverem propósitos estéticos e forem imprescindíveis? Há casos em que certas características físicas são motivos de constrangimento e podem resultar em problemas sociais, como o bullying (um jovem com orelhas de abano ou ginecomastia pode buscar uma solução cirúrgica precoce para eliminar o motivo da angústia).
A blefaroplastia é outro destes casos, pois remove a flacidez da pele na pálpebra que acaba atrapalhando a visão. A mamoplastia redutora ajuda a aliviar o peso dos seios, que prejudica a coluna vertebral. O excesso de gordura também pode gerar assaduras, feridas e desconforto.
Não se deve subestimar a possibilidade de a melhora estética resultar em uma evolução na saúde mental e qualidade de vida.
Ainda de acordo com dados divulgados pelo IBGE, a expectativa de vida deve passar de 75 para 81 anos em 2060. E a cirurgia plástica pode ser importante aliada para o envelhecimento saudável: com autoestima elevada, as pessoas passam a cuidar mais da saúde, praticam atividades físicas, têm vida social ativa.
De qualquer maneira, o que define se um paciente pode ou não realizar um procedimento cirúrgico são as suas condições de saúde, em linhas gerais. É sempre importante solicitar exames que façam uma avaliação completa.
Independentemente da cirurgia, é fundamental que se procure um cirurgião plástico para avaliar expectativas e confrontá-las com o resultado possível de ser obtido.
O que dita a idade são as possibilidades e necessidades médicas.