contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes

Dúvida: diabéticos podem fazer cirurgia plástica?

Milhões de brasileiros tem diabetes; o que significa que, de todas as pessoas que consideram realizar um procedimento estético, pelo menos algumas delas também sofrem deste mal. Será que elas podem fazer cirurgia plástica?

Embora os diabéticos tenham um risco aumentado de complicações de qualquer tipo em procedimentos cirúrgicos, isto não significa que tais intervenções não possam acontecer.

Inerentemente à doença são associadas internações hospitalares mais longas e transtornos em vários outros sistemas do corpo como o cardíaco, o renal e o nervoso, por exemplo. Existem, ainda, riscos de problemas pós-operatórias. Mas, obviamente, é necessário que o médico competente avalie cada caso.

O maior fator determinante sobre se um paciente assim é um bom candidato à cirurgia é a manutenção do seu controle de açúcar no sangue e o cuidado médico correspondente. Por isto é sempre importante, antes de realizar qualquer procedimento, conversar com um cirurgião plástico e consultar, também, um endocrinologista. É possível, sim, garantir níveis de açúcar adequados e que se esteja suficientemente saudável para a cirurgia.

Pré e pós-operatórios, bem como o uso do anestésico correto, também merecem individualização supervisionada. Idealmente, todas as pessoas com diabetes devem ter as suas cirurgias programadas para o período da manhã e o mais cedo possível, para diminuir o período de jejum e minimizar as alterações nas suas rotinas terapêuticas.

× Agendamento!