(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes
(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes

Alimentação – Oleaginosas e frutas secas

Nesta época do ano é muito comum incluir nos pratos das ceias de Natal e Ano Novo as oleaginosas e as frutas secas. Então, vamos saber mais sobre elas.

Oleaginosas

São vegetais que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos através de processos adequados. Tem propriedades antioxidantes, auxiliando no bom funcionamento das defesas do nosso corpo.

Ajudam, também, a aumentar o bom colesterol (HDL), controlando o colesterol total e prevenindo doenças cardiovasculares.

São ricas em vitaminas E e nas do complexo B, magnésio, zinco, selênio e proteínas vegetais; porém devem ser consumidas em quantidades controladas (para não ocasionar ganho de peso) por se tratarem de alimentos altamente energéticos.

Podemos citar alguns exemplos: noz, castanha-do-pará, macadâmia, amêndoa, avelã, amendoim, pistache e castanha-de-caju.

Frutas secas

As frutas secas são as que sofreram processo de desidratação, concentrando seus nutrientes e tornando-se muito ricas, fáceis de transportar e armazenar.

Indicadas para atletas durante e após as provas, tem como exemplos mais tradicionais a uva, a ameixa, damasco, figo e a maçã.

São ricas em potássio, vitaminas, minerais e ótimas fontes de antioxidantes; porém são concentradas em açúcar e devem ser ingeridas em pequenas porções (como as oleaginosas).

Consulte um nutricionista para individualizar a porção mais adequada à sua saúde! Boas Festas!

Com a nutricionista Maria do Carmo S. Santos (CRN 3243)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Agendamento!