contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes

A importância da clareza médica no pré-operatório

Fator importantíssimo antes da realização de qualquer cirurgia plástica, a clareza médica é imprescindível.

Em primeiro lugar, recomendamos a escolha de um profissional habilitado membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Em seguida, faz-se mister ter em mente que qualquer tipo de cirurgia é invasivo e oferece riscos mas, tomando as medidas necessárias, muitos perigos podem ser evitados.

Toda interferência desta natureza, seja plástica ou não, deve ser feita em um centro cirúrgico porque somente estes lugares possuem os equipamentos e o suporte necessários.

Choques anafiláticos (reações alérgicas), reações à anestesia, sangramentos e queloides podem aparecer. Procure esclarecimento.
É muito importante, ainda, que se recorra às técnicas corretas.

Informe o profissional responsável sobre o uso de medicamentos pois alguns deles, como a aspirina, podem aumentar o sangramento durante a cirurgia (outro exemplo: um paciente que usa anticoagulante precisa suspender a medicação).

Uma das avaliações mais importantes é a cardiológica; que visa reduzir eventuais intercorrências (hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, arritmia ou a presença de diabetes e outras).

A presença do médico anestesista é importantíssima (o cirurgião cuida da cirurgia e o anestesista do paciente). Conversando, ele deve procurar entender se há algum tipo de alergia ou intolerância a medicamentos, se se faz uso de algum tipo de droga e se já aconteceu alguma reação adversa em casos similares.

Encare os exames e avaliações pré-operatórias como um check-up. Quanto mais completo e melhor realizado, mais seguro você estará.
Infecções: causadas pela ação de microorganismos, podem ser adquiridas durante ou no pós-operatório. As mais comuns são as no corte da cirurgia, de urina ou no pulmão. De maneira geral, evoluem de forma rápida e sem maiores consequências.

Outros fatores a serem levados em conta são histórico de trombose e varizes de membros inferiores, tabagismo, idade e muitas cirurgias associadas.

Apesar dos cuidados médicos, os próprios pacientes devem seguir recomendações para que os riscos (inclusive os pós) sejam minimizados.

× Agendamento!