(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes
(11) 4798-4646
contato@clinicapaulillo.com.br
Av. Santa Rita, 276 – Mogi das Cruzes

A “doença do silicone” ocorre devido aos implantes?

Já tratamos, em artigos anteriores, sobre implantes de mama e afins. Mas nunca havíamos feito uma abordagem acerca dos explantes.

Ultimamente, há relatos de uma série de sintomas que surgem após a reconstrução ou aumento mamário com silicone. Fadiga, dores nas articulações e nos músculos, perda de cabelo ou alterações de peso são algumas reclamações.

A “doença do silicone”, embora melhore ou cesse após a retirada (explante) do material, ainda tem como objeto de estudos sua causa (a relação com os implantes ainda não é clara para a ciência e, consequentemente, não há reconhecimento como diagnóstico médico formal).

Para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é preciso auxiliar as pacientes a compreender que estudos tem sido realizados para estabelecer ou não tal relação, mas estes dados não são obtidos na velocidade das redes sociais, onde se origina a maioria das queixas. “É importante ouvir e acolher as pacientes e apresentar opções seguras e éticas baseadas em evidências científicas”, admoesta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Agendamento!